Agentes Comunitários de Saúde usarão tablets na coleta de dados em toda Xique-Xique

2019   tablets sau%cc%81de

A Prefeitura de Xique-Xique não para de inovar para facilitar o trabalho dos seus servidores e para contribuir com a diminuição do uso de papel, beneficiando também o meio ambiente. E essa inovação foi na aquisição de tablets para que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizem a coleta de dados de forma mais segura e rápida, sem precisar da utilização de formulários impressos.

O mais de 115 agentes que atuam na sede, povoados e ilhas já estão sendo treinados para em breve começar a usar tecnologia no dia a dia. Facilitando assim a coleta, o armazenamento e a segurança dos dados do população. Os técnicos da Prefeitura de Xique-Xique já instalaram o aplicativo fornecido pelo Ministério da Saúde que estão sendo usados no treinamento.

"As vantagens do aplicativo e-SUS AB Território são inúmeras, como por exemplo não teremos mais fichas de cadastro das famílias, vamos reduzir o armazenamento de fichas de papel dentro das Unidades de Saúde, aumentar a velocidade de compartilhamento de informação com o restante da equipe e redução no tempo de cadastramento e atualização dos dados da população no território.", disse Luciana Sodré - responsável pelo gerenciamento do sistema e-SUS e treinamentos dos ACS.

Como funcionará:
1. Os Agentes Comunitários de Saúde coletarão os dados na casa do cidadão.
2. Se ele estiver numa zona acesso a Internet enviará diretamente para o servidor instalado na Secretaria Municipal da Saúde.
3. Se ele não tiver numa zona com acesso a Internet ele descarregará os dados no servidor instalado na Secretaria Municipal da Saúde.
4. E por fim as informações chegarão até o banco de dados do Ministério da Saúde em Brasilia.