NOTÍCIA

Equipes do SAMU recebem curso para melhor atender à população

Samu

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Xique-Xique estão recebendo curso de atendimento Pré-Hospitalar (APH) nesta terça e quarta-feira (27 e 28/02) para atualização do conhecimento. Ao todo 11 profissionais que integram as equipes (enfemeira, técnicos de enfermagem e motoristas) estão sendo reciclados para melhor atender as vítimas nos primeiros socorros. Além das equipes do SAMU, estão participando deste treinamento os motoritas das ambulâncias, os técnicos de enfermagem do Hospital Julieta Viana, os enfermeiros do NASF e do CAPS.

A capacitação baseia-se no ensino de técnicas de atendimento em situações que envolvem vítimas de traumas ocasionados por acidente de veículo automotivo, afogamento, disparos de arma de fogo e/ou pacientes de problemas clínicos, acometidos por AVC, crises convulsivas e desmaios repentinos. Com profissionais capacitados o socorro às vítimas é mais rápido e correto, reduzindo o risco de sequelas.

 


Nestes dois dias o curso para os nossos profissionais de saúde divide-se em parte teórica e prática. A teoria baseia-se na avaliação primária e secundária de politraumatismo (ABCDE do trauma) e parte prática: com ministração de técnicas para retirada de vítimas (rolamento de 90 graus em monobloco) e rolamento de 180 graus, realização de RCP (Reanimação Cardio Pulmonar), principalmente em vítimas de afogamento.

SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.