NOTÍCIA

Hemoba começa campanha para doação de sangue em Xique-Xique

Hemoba

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) começou a campanha de doação de sangue em Xique-Xique. De hoje (12), até a próxima quinta-feira, o Hemóvel estará na Praça da Caldeira das 8h às 17h. A expectativa da Hemoba é reforçar o estoque estratégico para atender os pedidos de unidades de saúde e hospitais, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.

QUEM PODE DOAR
Pra doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e não beber nas 12 horas e nem fumado 2 horas que antecedem à doação, respectivamente. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue e é obrigatória a apresentação do Carteira de Identidade ou qualquer outro documento de identificação, original e com foto.

Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses e as mulheres até 3 vezes. Conforme a Hemoba, todos os pré-requisitos são verificados antes da doação, com entrevista e exame clínico, e a coleta de sangue não oferece riscos à saúde, pois é feita com material descartável.