NOTÍCIA

Dia D de Multivacinação aconteceu na sede e zona rural com grande procura da população

Img 0014

O resultado do Dia D da multivacinação no último sábado em Xique-Xique foi considerado excelente, tendo sido alcançado o número parcial de 1.440 vacinados. Considerando-se que as vacinas da campanha de sábado continuam sendo ofertadas durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, esse número ainda vai crescer, aumentando a cobertura vacinal no município.

O horário de 8 as 17 horas, sem intervalo para o almoço, foi considerado um dos motivos da boa performance na procura pela vacinação, com uma demanda alta no horário das 12 às 14 horas.

A ação teve também o objetivo de atualizar a Caderneta de Vacinação para a faixa desde o recém-nascido até os 15 anos. Para os pais e responsáveis foi uma grande oportunidade de ficar em dia com o critério ‘Saude” do Bolsa Família, evitando a suspensão do benefício. Todos precisavam apresentar o cartão do SUS e documento de identidade dos que iam receber as vacinas.

Este ano, além das 18 vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação, foram ofertadas mais duas que, antes, só eram encontradas na rede particular. Uma delas é a Meningo ACWY, conjugada para adolescentes de 11 e 12 anos, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.