NOTÍCIA

OUTUBRO ROSA: Unidades de Saúde de toda cidade realizam atividades de prevenção e combate ao câncer de mama

Ourosa01a

A Secretaria Municipal da Saúde e os profissionais das Unidades de Saúde de toda cidade realizaram durante o mês de outubro palestras, atividades educativas para prevenção e combate ao câncer de mama pela campanha do Outubro Rosa com unidades decoradas.

No dia 25/10 as Unidade de Saúde da Família (USF) Salvador Costa no bairro Polivalente e a USF Izidrio Alves Bessa na localidade de Copixaba, bem como a Unidade Satélite no Retiro da Picada realizaram atividades com os moradores. No dia 26/10 (sexta-feira) USF Alfredo Henrique Sampaio na Ponta da Ilha e o Délio Ledoux no BNH Novo realizaram palestras.

Já no dia 29/10, foi a vez da USF Creuza Alves na localidade de Boa Vista e dia 30/10 a USF Francisco Marçal da Silva no BNH Novo. No dia 31, as Unidades de Saúde Edilson Avelino Oliveira (Paramelos), Antônio Luís Camandaroba (Utinga) e Clodoaldo Magalhães Avelino (Pedrinhas) realizaram suas atividades finalizando assim o mês chamado Outubro Rosa.

CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. 

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SALVADOR COSTA (POLIVALENTE)

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EDILSON AVELINO OLIVEIRA (PARAMELOS)

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DR. DÉLIO SOUZA LEDOUX (BNH VELHO)

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA IZIDRIO ALVES BESSA (COPIXABA)

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ALDA CARLOS DA CUNHA (MARRECA VELHA)

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA CLODOALDO MAGALHÃES AVELINO (PEDRINHAS)

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ADMILSON FIGUEIREDO (NOVA IGUIRA)