População participa da segunda Audiência Pública de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Segundaaudiencia

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a Prefeitura de Xique-Xique realizaram a segunda Audiência Pública de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) na manhã da última segunda (29) com a Câmara Municipal de Vereadores lotada.

O plano foi apresentado por Letícia Leal, da empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria e discutido por vereadores, sociedade civil, estudantes das áreas ambientais, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Geraldo Almeida, o Secretário Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Roberto Rivelino, o Vice-Prefeito Eliecy Felix Tarrão e o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Ednaldo Campos.

O Plano Municipal de Saneamento Básico tem como principal objetivo garantir à população a melhoria da salubridade ambiental e promover a universalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais. Tem uma temática divida em quatro eixos: Abastecimento de água; Esgotamento sanitário; Limpeza urbana e Drenagem e manejo de Águas pluviais.

As audiências públicas estão acontecendo nos municípios de Xique-Xique, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Jaborandi, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. Os 6 municípios baianos, pertencentes ao Médio São Francisco, foram contemplados através do ato convocatório Nº 025/2016 e o investimento total para elaboração do PMSB’s será de R$ 904.087,32 (novecentos e quatro mil, oitenta e sete reais e trinta e dois centavos).