NOTÍCIA

Prefeitura de Xique-Xique oferece capacitação para os novos conselheiros tutelares

No último final de semana (13 e 14/12), os novos conselheiros tutelares e suplentes participaram de uma capacitação oferecida pela Prefeitura de Xique-Xique. Os mesmos foram eleitos pela população da cidade no dia 06 de outubro, para assumir um mandato de 04 anos.

O palestrante Josué Loiola que já foi eleito duas vezes conselheiro tutelar na cidade de Recanto das Emas (DF), Diretor do Associação de Conselheiros Tutelares do Distrito Federal, é bacharel em Direito e Professor da área infantil. O mesmo atualizou os novos membros do Conselho Tutelar de Xique-Xique sobre suas funções, direitos e deveres.

Para Rede Peteca, as atribuições do Conselho Tutelar estão previstas no artigo 136 do ECA, o mesmo atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. A partir do atendimento, o profissional aplica medidas de proteção.

“É muito gratificante para nós do CMDCA capacitar os novos conselheiros para que os mesmos desempenhem suas atividades da melhor forma possível em beneficio das crianças e adolescentes de Xique-Xique.”, disse Neuza Clemente – Presidente do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.