Programa de Aquisição de Alimentos será lançado nesta quinta 16, e beneficiará cerca de 1000 famílias xique-xiquenses

Site paa

A Prefeitura de Xique-Xique e o Governo Federal lançarão nesta quinta-feira (16), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) modalidade alimentos, às 16h, na sede da Secretaria Municipal da Ação Social, Trabalho e Renda.

O programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação (em Xique-Xique cerca de 1000 famílias serão beneficiadas diretamente e gradativamente) e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.