NOTÍCIA

Propostas votadas na 8ª Conferência Municipal de Saúde são enviadas para discussão nas conferências estaduais e federal.

Conf saude foto 2

Implantar o serviço de Pronto Atendimento no Município foi uma das nove propostas resultantes das análises e discussões dos três eixos que nortearam a realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Os desafios do SUS em tempos de crise”. O evento foi realizado terça-feira, 09.11, e após a explanação inicial dos técnicos componentes da comissão organizadora, foram formados três grupos de discussões, que votaram as seguintes propostas:

No primeiro eixo, “os desafios da Saúde durante e pós-pandemia”, as propostas foram: aumentar o número de especialistas no centro de referência; assim como a oferta de consultas, exames e procedimento na regulação; além de aumentar a aquisição de insumos, materiais e medicamentos.

No eixo 2 - Atenção Primária e os Caminhos do Cuidado, com foco na resolutividade – as propostas mais votadas foram: Disponibilização de carro ou ambulância fixa na localidade para eventuais urgências e emergências; Ampliação da equipe multidisciplinar para atendimento dos jovens e portadores de doenças crônicas na promoção, proteção e recuperação da saúde de forma individual ou coletiva (educador físico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo).

Pleitear a mudança do CAPS I Para CAPS AD; Ampliar a vacinação de rotina, principalmente na zona rural; e implantar o serviço de Pronto Atendimento no Município foram as propostas votadas no eixo 3 - Vigilância em Saúde.

Essas propostas serão colocadas em relatório e enviadas para serem discutidas e analisadas nas conferências Estadual e Federal, e poderão ser transformadas em políticas públicas de Saúde. Este foi o objetivo da realização da conferência em Xique-Xique e nos municípios onde aconteceu esse evento.

A 8ª Conferência de Saúde foi convocada pelo Prefeito Reinaldinho, através do Decreto 271, que também instituiu a Comissão Organizadora, presidida pelo secretário de Saúde, Michel Oliveira e composta pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Xênia Fabiana como coordenadora; Melina D’Arc, secretária geral; Cícera Nunes Souza, secretária adjunta; Hévila Alves Marques, relatora; e Eder Bastos, coordenador de Comunicação.