Rastreamento de Câncer de Mama: segunda fase atendeu em dois dias 570 mulheres de Xique-Xique, Central, Itaguaçu e Gentio do Ouro

Whatsapp image 2021 09 17 at 12.35.34

O Programa Saúde Sem Fronteiras - Rastreamento do Câncer de Mama desenvolveu a segunda fase nos dias, 15 e 16 de setembro em Xique-Xique. Esta foi uma ação da Atenção Básica à Saúde, realizada pela Prefeitura em parceria com a Saúde do Estado. A 2ª Fase do destinou-se ao atendimento às mulheres cujo exame, na primeira fase, deu resultado inconclusivo, ou apresentou alguma necessidade de análise mais aprofundada.

Nessa fase Xique-Xique foi município executor, atendendo mulheres da sede e zona rural, além das que vieram encaminhadas de Central, Itaguaçu da Bahia, e Gentio do Ouro. Ao todo foram atendidas 570 mulheres.

O atendimento aconteceu no Colégio Senhor do Bonfim, com dois mastologistas e um radiologista, com a cesso a equipamentos de ultrassom e punção. O trabalho contou ainda com a presença da diretora de atendimento à saúde básica, enfermeira Hévila Alves, a enfermeira apoiadora Cristina Pedra e a assessora técnica da Secretaria Municipal da Saúde, Melina Darc.

Na primeira fase do programa, 2.411 mulheres com idade entre 40 a 69 anos foram atendidas em Xique-Xique. Essa fase foi realizada no período de 27 de junho a 14 de julho e, como o Saúde Sem Fronteiras – Rastreamento do Câncer de Mama, é uma ação continuada, já aconteceu a 2ª fase, desta vez tendo Xique-Xique como município executor. Aqui no município, a Prefeitura forneceu transporte para as pessoas da zona rural. As mulheres das outras cidades contaram com o transporte fornecido pelo seu município.