Secretaria da Saúde realiza ação na Praça da Caldeira para combater o suicídio

Setembroamarelo2018

Com diversos serviços e atividades educativas e preventivas a Prefeitura de Xique-Xique através da Secretaria Municipal da Saúde realizou na ultima sexta-feira (28/09), na Praça da Cadeira uma ação pelo Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Participaram da ação também, a Secretaria da Educação e Cultura com as presenças dos alunos da rede municipal e mostra de atividades, sobre o tema, criadas em sala de aula e a equipe de Cultura mostrando os seus trabalhos. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social também contribuiu com exposições de artesanatos criados por usuários dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e dança que também faz parte das oficinas oferecidas pelos Centros.

A Secretaria da Saúde levou informativos impressos, rodas de conversas com psicólogos e assistentes sociais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), além de outros serviços de saúde oferecidos pelo município. Durante toda a manhã centenas de visitantes foram conferir e saber um pouco mais como ajudar alguém com o problema.

Outros parceiros como a Maçonaria, a Pastoral da Juventude e o Instituto Federal Baiano também compareceram para oferecer abraços, mais informações, peça teatral entre outras atividades.

No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de 01 milhão no mundo. Uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.