Semana do Bebê mostra ações que priorizam e garantem o desenvolvimento infantil

Br logo semanadobebe

A Prefeitura de Xique-Xique realiza a partir do dia 25 de outubro a Semana do Bebê, uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, com o objetivo de tornar uma prioridade o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil.

A solenidade de abertura será às 18 horas no Parque Aquático, com palestra do pediatra Dr. José Gonçalves, e o tema “Primeira Infância, Primeiro Olhar”, ao público formado pelas gestantes do programa Criança Feliz, desenvolvido pela Secretaria de Acão Social.

Envolvendo as secretarias da Mulher, Infância e Juventude, Educação, Saúde, Ação Social e o AMAR, A Semana do Bebê abrange os cuidados desde o pré-natal, a gestante, a vacinação da gestante, o nascimento, a vacinação da criança, aleitamento, amamentação, alimentação saudável a partir dos seis meses, como forma de prevenir um atraso no desenvolvimento da criança. O AMAR, que lida com possíveis deficiências, a inclusão nas escolas, tudo é objeto desse olhar que a semana preconiza.

Os cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Por isso, a Prefeitura entende e age junto a suas secretarias e entidades com o compromisso de que a primeira infância deve ser prioridade na sua agenda, como dever na dos municípios que aderiram à edição atual do Selo Unicef.

A programação, que inicia dia 25 com a palestra do Dr. José Gonçalves para a plateia formada por gestantes do Criança Feliz, será híbrida, tendo prosseguimento até o dia 31 com live de contação de histórias; live e entrega de enxovais pelo Programa Municipal Nascer Feliz; Vídeo informativo do neuropediatra Dr. Jadson Fraga sobre “marcos do desenvolvimento infantil”; Vacinação Tríplice Viral e TetraViral para crianças de 1 ano de idade; vídeos da nutricionista Iane Bastos, da assistente social Silvana Soriano e da odontóloga Hanna Cavalcante.