Setembro Amarelo conta com diversas ações na área da saúde mental e na prevenção ao suicídio

2019   setembro amarelo

O aumento do numero de suicídios é alarmante. Segundo Organização Mundial da Saúde no mundo a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. No Brasil são 32 mortes por dia e 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

O Setembro Amarelo vem para quebrar o tabu e falar sobre o tema, esclarecer, conscientizar e prevenir. Criado em 2015, pelo CVV Centro de Valorização da Vida em conjunto com a CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Suicídio é um problema para o qual não existe uma única causa ou razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Contudo a maioria dos suicídios pode ser prevenida. Estudos tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento, revelam um importante fator relacionado ao suicídio, que é o fato de que a maioria das pessoas que cometeram tem um transtorno mental diagnosticável.

Em Xique-Xique, a Secretaria da Saúde em alusão ao Setembro Amarelo vem desenvolvendo várias ações em todo município. Desde o início do mês, médicos, enfermeiros e psicólogos vem realizando rodadas de palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também está acontecendo o Mutirão da Saúde Mental em algumas UBSs com profissionais especializado na área.

Para finalizar no dia 26 de setembro será realizada a feira da saúde mental, às 9h, na Praça da Bíblia. O evento contará com diversas atividades, diversas secretarias municipais e a participação de várias escolas municipais e estaduais.

Precisando de ajuda, é só falar.