Guarda Civil Municipal auxilia forças de segurança, fiscaliza, defende e protege o patrimônio público, e atua nas ações contra o Covid-19

Whatsapp image 2021 09 27 at 10.26.04

A Guarda Civil Municipal por sua atuação no dia-a-dia do coletivo social, defendendo e guardando o patrimônio público, organizando, fiscalizando, orientando, é um complemento de peso das forças de segurança da cidade, representadas pela 5ª Cia da PM, Caesa e Polícia Civil, com as quais interage e atua em conjunto.

Presidida pelo ex-policial Renilson Almeida Costa Filho, Neneco, a GCM tem um efetivo de mais 17 componentes, quatro motos e, dentro de poucos dias, terá sua sede própria. É chamada a intervir nas ocorrências de danos ao patrimônio público, nos problemas de trânsito e em casos de violência doméstica.

A questão da violência doméstica é a que resulta na maior parte dos chamados à GCM nos últimos meses. Após o registro de ocorrência nos órgãos próprios, há o encaminhamento. A cidade dispõe de uma verdadeira rede de atenção e proteção às vítimas, como a “Sala Girassol” um espaço dentro da própria Secretaria da Mulher, Infância e Juventude, criada para acolher e oferecer assistência psicossocial para mulheres vítimas de violência doméstica.

Atuantes nas barreiras sanitárias no início das medidas de combate à disseminação da Covid-19, a GCM atende em situações como as filas de vacinação, chamados da comunidade para fiscalizar horário das operações de carga e descarga, verificar ocorrências de gatos de energia, construções ilegais, entrega de notificações.

O Rally dos Sertões, no mês de agosto, mobilizou o trabalho da GCM, que também fez a segurança no evento que reuniu dois ministros, deputados e inúmeros prefeitos da região em visita ao Baixio a Boa Vista, e até numa ocorrência que ficou conhecida como a fila das cadeiras, em que lugar na fila de imunização era vendido, marcado por cadeiras acorrentadas nas grades dos muros.

Todo o trabalho da GCM resulta da realização das rondas diurnas e noturnas, atendimento aos chamados da comunidade diretamente, e através da verdadeira parceria com a Ouvidoria Municipal. Os componentes da GCM são servidores públicos, concursados e foram devidamente treinados para exercer a função de Guarda Civil Municipal.