Primeira Audiência Pública da PPP da iluminação de Xique-Xique é realizada

2024   ppp ilumina%c3%a7%c3%a3o ap   site

A Prefeitura de Xique-Xique realizou nesta quarta-feira (20), a primeira audiência pública de apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade concessão administrativa para os serviços de eficientização, operação e manutenção da iluminação pública, implantação, operação e manutenção de usina fotovoltaica do município de Xique-Xique/Ba.

Com as presenças da sociedade, autoridades municipais e membros do Conselho Gestor do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas – CGPPP, o prefeito Reinaldo Braga Filho abriu a audiência falando dos benefícios da PPP e em seguida os consultores técnicos da empresa Centro Oeste Energia Solar, Rodrigo Bomfim (engenheiro eletricista e telecomunicações) e Drª Tatiane Argentino (advogada) seguiram com a apresentação do projeto.

O projeto inclui a substituição de mais de 5.300 pontos de iluminação por lâmpadas LED. Após a modernização, estima-se uma economia de energia de aproximadamente 40%. A usina fotovoltaica terá capacidade de geração de 3.510 QWh.

A cidade também contará com iluminação cênica de 10 pontos históricos e turísticos, com impacto na valorização do patrimônio cultural. Além disso, serão contemplados com iluminação especial mais de 70 locais como praças, parques, campos e quadras, o que deverá qualificar e revitalizar essas áreas de convívio e lazer. Outros benefícios da PPP são: economia, sustentabilidade, aumento da luminosidade nas vias de circulação pública, inibindo a prática de atos de violência, vandalismo e outros delitos.